Rede de Observatórios de Segurança

Bahia foi único estado a registrar mais de mil mortes

location_on
event 26 de março de 2025

A Bahia enfrenta um aumento alarmante na violência urbana e na letalidade policial. Em 2023, abrigou cinco das dez cidades em que a polícia mais matou no Brasil e, pelo segundo ano consecutivo, lidera o ranking dos estados que compõem a Rede de Observatórios no número de mortes decorrentes da intervenção do Estado. Mesmo com a continuidade de um governo progressista, são inúmeros os questionamentos sobre a eficácia das políticas de segurança pública adotadas até aqui.

Acima das mil mortes, com 96,4% de vítimas negras e 99,5% masculinas, a Bahia registrou 62,0% na faixa de 18 a 29 anos. Essa disparidade revela que, apesar das propostas baseadas em ideologias de justiça social, o governo do estado ainda não conseguiu reverter a aplicação de violência letal, sobretudo em regiões consideradas favelas. As políticas de segurança seguem falhando na aplicação de mudanças estruturais na prática e na atuação policial de maneira efetiva, desconsiderando as desigualdades raciais.

Diante do cenário, pessoas negras, especialmente a juventude, têm buscado suprir a ausência do Estado na garantia de sobrevivência e melhores condições. Os movimentos de favela surgem com o fortalecimento cultural, formando parcerias com outras organizações. São ações para potencializar o pertencimento territorial, a autoestima e também fortalecer a interação comunitária e o direito à vida.

Mesmo com a violência policial e urbana ainda constante nas vivências e relações sociais dos jovens periféricos baianos, essas iniciativas ajudam a criar espaços de resistência, expressão e construção coletiva de alternativas para enfrentar as vulnerabilidades e promover dignidade e bem viver em comunidades violentadas.

Destaque 1: Foram 1.702 mortes no estado
Destaque 2: 1.694 dos mortos eram homens
Destaque 3: 62,4% tinham de 18 a 29 anos

Número e proporção de mortes decorrentes da intervenção do Estado por faixa etária – Bahia – 2023

Fonte: SSP-BA | Elaboração: Rede de Observatórios da Segurança

Ranking dos seis municípios com mais mortes decorrentes da intervenção do Estado por cor  ou raça – Bahia

Fonte: SSP- BA | Elaboração: Rede de Observatórios da Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *