Manaus concentra quase metade das mortes; todas as vítimas eram homens
O Amazonas tem se destacado pela quantidade de mortes violentas. A divulgação desses dados tem alimentado narrativas sobre a ausência de forças de segurança pública no interior e nas fronteiras nacionais. Um imaginário que ignora a presença militar na formação do território amazonense.
Nos últimos anos, as mortes decorrentes da intervenção do Estado mudaram sua distribuição territorial: se em 2022, 61,6% ocorreram na capital, em 2023, 54,2% aconteceram nos municípios do interior. A mudança foi induzida, em grande medida, por eventos no município de Rio Preto da Eva. Com menos de 1% da população do estado, acumulou 15,3% das vítimas. Contrariando a narrativa dominante sobre o Amazonas, o município não está localizado na calha dos grandes rios e, portanto, fica fora da rota do tráfico de drogas.
Outra mudança importante, entre 2022 e 2023, foi a redução de 40,4% da letalidade policial. Trata-se de um evento que ainda precisa ser melhor estudado. Chama atenção que tenha ocorrido sem a criação de qualquer política pública específica e justamente no ano em que o secretário de segurança pública foi alvo de investigação, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas. É notável também o aumento de policiais acusados de participação no mesmo mercado.
Os mais atingidos pela violência policial são homens jovens de 18 a 29 anos, sendo 92,6% negros (desconsiderando os casos não informados). No entanto, a designação racial é insuficiente para entender a realidade étnico-racial do Amazonas. Dados do Censo 2022 indicaram que 12,5% da população se autodeclara indígena. É preciso compreender que a aplicação padrão de instrumentos de classificação racial invisibiliza essa população, enquadrada como parda em diversas bases de dados. Esse apagamento empobrece o debate público sobre violências e racismo e dificulta a elaboração de políticas públicas.
Destaque 1: 45,8% das mortes aconteceram em Manaus
Destaque 2: 12 municípios concentraram 54,2% das mortes
Destaque 3: 20 das 27 vítimas na capital eram negras
Número de mortes decorrentes da intervenção do Estado por faixa etária – Amazonas – 2023

Fonte: SSP-AM | Elaboração: Rede de Observatórios da Segurança
Ranking dos seis municípios com mais mortes decorrentes da intervenção do Estado por cor ou raça – Amazonas

Fonte: SSP- AM | Elaboração: Rede de Observatórios da Segurança
*Soma de pretos e pardos conforme o critério estabelecido pelo IBGE
**Não Informados