Maranhão forneceu dados raciais pela primeira vez
Após anos de omissão dos dados de raça e cor, pela primeira vez desde que o Maranhão passou a fazer parte da Rede de Observatórios, em 2021, o estado forneceu essas informações sobre as vítimas de mortes por intervenção do Estado. Um avanço importante no monitoramento de práticas policiais.
Até aqui, a negligência impossibilitava uma análise precisa e detalhada do impacto das ações policiais sobre diferentes grupos étnico-raciais. Mas, apesar do progresso, a qualidade das informações ainda é insuficiente, já que 67,7% das vítimas continuam com raça/cor não informada. É preciso aperfeiçoar o registro e a transparência dos dados.
Se considerarmos apenas as vítimas com essa informação, a proporção de população negra do estado e o percentual de negros mortos pela polícia é praticamente a mesma: 79,0% e 80,0%, respectivamente. A maioria é jovem: 54,9% tinham entre 12 e 29 anos.
Para o governo do estado, a solução para a segurança pública passa pelo aumento do efetivo policial e pela intensificação de operações contra o tráfico de drogas e de armas. No entanto, essas medidas têm vitimado principalmente negros, levantando questionamentos sobre o real efeito dessas políticas na proteção da população mais vulnerável.
A capital São Luís concentrou mais vítimas (11,3%), mas a ausência de dados detalhados sobre outros municípios dificulta uma análise mais abrangente e impede que se compreenda completamente o impacto das ações policiais em diferentes locais. Por isso, enfatizamos a necessidade de aprimoramento na coleta e na divulgação dos dados. Com informações completas, será possível desenvolver políticas de segurança mais justas e eficazes, que respeitem os direitos humanos.
Destaque 1: 88,7% das mortes estão distribuídas entre 36 municípios
Destaque 2: Uma vítima a cada seis dias
Destaque 3: Cinco das sete mortes na capital não informam raça ou cor
Número e proporção de mortes decorrentes da intervenção do Estado por faixa etária – Maranhão – 2023

Fonte: SSP-MA | Elaboração: Rede de Observatórios da Segurança
Ranking dos seis municípios com mais mortes decorrentes da intervenção do Estado – Maranhão

Fonte: SSP – MA | Elaboração: Rede de Observatórios da Segurança
*Soma de pretos e pardos conforme o critério estabelecido pelo IBGE
**Não Informados