Rede de Observatórios de Segurança

Equipe

Amazonas

account_circle Saiba mais

Fabio Candotti

Fabio Candotti

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e doutor em sociologia pela Unicamp, é professor do Departamento de Ciências Sociais e dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e Sociologia da Universidade Federal do Amazonas, onde coordena o coletivo de pesquisa e extensão ILHARGAS – Cidades, Políticas e Violências. Enquanto pesquisador, é membro do Comitê Cidadania, Violência e Gestão Estatal da Associação Brasileira de Antropologia e da coordenação do Grupo de Trabalho Vigilantismo, violência coletiva e governança securitária do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais. Fora da universidade, é articulador da Frente Estadual pelo Desencarceramento do Amazonas e da Agenda Nacional pelo Desencarceramento.

account_circle Saiba mais

Tayná Boaes

Tayná Boaes

Pesquisadora amazonense, natural da cidade de Manaus. É mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), cursou o bacharelado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Atualmente, estuda análise de dados usando a linguagem de programação “Python”. Integra o grupo de pesquisa ILHARGAS: Cidades, Políticas e Violências, desenvolvendo trabalhos sobre violência sexual e gênero.

Bahia

account_circle Saiba mais

Eduardo Ribeiro dos Santos (Dudu Ribeiro)

Eduardo Ribeiro dos Santos (Dudu Ribeiro)

Formado em História pela Universidade Federal da Bahia, é especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela UNICAMP/FPA e mestrando do Programa de Pós graduação em História pela UFBA. Foi vice-presidente do Conselho de Juventude da Bahia, membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado da Bahia, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e do Grupo de Trabalho sobre Drogas do Conselho Nacional de Juventude. É membro fundador da Rede Latino Americana e do Caribe de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD) e coordenador e idealizador da Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas.

account_circle Saiba mais

Larissa Neves

Larissa Neves

Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal da Bahia, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Estudos Étnicos e Africanos – UFBA, onde desenvolve pesquisa sobre impactos do racismo ambiental na saúde das mulheres quilombolas, a partir de uma análise interssecional.

Ceará

account_circle Saiba mais

César Barreira

César Barreira

Sociólogo com doutorado em Sociologia (USP) e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), César Barreira é professor titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. É coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC), líder do grupo de pesquisa em “Poder, Violência e Cidadania” do CNPq, pesquisador/coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, além de ser o diretor do Colégio de Estudos Avançados da UFC. Entre seus principais livros destacam-se: Trilhas e Atalhos do poder: conflitos sociais no Sertão, Crimes por encomenda – A pistolagem no cenário brasileiro e Cotidiano despedaçado: cenas de uma violência difusa.

account_circle Saiba mais

Ricardo Moura

Ricardo Moura

Jornalista (UFC) e cientista social (UECE), com doutorado em Sociologia (UFC). É pesquisador do Laboratório dos Estudos da Violência (LEV/UFC) e do Laboratório Conflitualidade e Violência (Covio/UECE). Mantém a coluna quinzenal “Segurança Pública” no Jornal O POVO (CE) além de compor a articulação do Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará (FPSP-CE).

account_circle Saiba mais

Luiz Fábio Paiva

Luiz Fábio Paiva

Sociólogo graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará e mestre e doutor pela Universidade Federal do Ceará. Professor Associado de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Mestrado Profissional em Sociologia da UFC. Coordenador de Programas Acadêmicos do Centro de Humanidades da UFC. Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC) e vice líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Poder, Violência e Cidadania. Pesquisador de produtividade do CNPq (PQ 2). Pesquisa os efeitos sociais da violência e do crime em territórios marginalizados e desenvolve ações de extensão universitária na área de direitos humanos e justiça.

account_circle Saiba mais

Fernanda Naiara da Frota Lobato

Fernanda Naiara da Frota Lobato

Cientista Social, licenciada em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC (PPGS-UFC). Doutoranda em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC (PPGS-UFC), na linha de pesquisa Cultura, Política e Conflitos Sociais, pesquisando afetividades e encarceramento em massa no Ceará. Componho o Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC).

account_circle Saiba mais

Bianca Morais de Lima

Bianca Morais de Lima

Graduanda do curso de bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Componho o Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e o Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Sociais (PET). Tenho como principal área de pesquisa a religião e a violência política.

Maranhão

account_circle Saiba mais

Kassione Costa da Luz

Kassione Costa da Luz

Graduanda em Ciências Humanas habilitação em História pela Universidade Federal do Maranhão. No Maranhão, membro e pesquisadora da Rede de Estudos Periféricos (REP).

account_circle Saiba mais

Luiz Eduardo Lopes Silva

Luiz Eduardo Lopes Silva

Professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador da Rede de Estudos Periféricos (REP). Atua também na educação básica, com experiência em EJA Prisional.

Pará

account_circle Saiba mais

Aiala Colares Oliveira Couto

Aiala Colares Oliveira Couto

Geógrafo. Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental com Pós Doutorado em Geografia: ênfase em Análise Regional. Professor e Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará e pesquisador associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

account_circle Saiba mais

Lucas Patrick Alves Moraes

Lucas Patrick Alves Moraes

Bacharel em Relações internacionais pela Universidade da Amazônia (UNAMA), pesquisador na área da segurança pública pela Rede de Observatórios da segurança, analista do instituto Fogo Cruzado, realizando monitoramento de violência armada em quatro estados e pesquisador do instituto Mãe Crioula.

account_circle Saiba mais

Thiago Alan Guedes Sabino

Thiago Alan Guedes Sabino

Geógrafo, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento. Atua nas seguintes áreas: Geografia urbana e regional, Geografia da Amazônia, planejamento urbano e regional, cartografia social e temática.

Pernambuco

account_circle Saiba mais

Dália Celeste

Dália Celeste

Afrotransfeminista, é estudante de Direito do Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco) e de Letras na Universidade Estácio de Sá. É pesquisadora com foco nos temas gênero, raça, etnia e sexualidade.Também é coordenadora geral do coletivo Azougue e integrante da Comissão de Gênero e Sexualidade da OAB/PE.

account_circle Saiba mais

Deila Martins

Deila Martins

Assistente social formada pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Intervenções Psicossociais com Grupos em Situação de Risco pela Faculdade Frassinetti do Recife. É coordenadora executiva do GAJOP, integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, conselheira estadual dos Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA e membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. É coordenadora regional (Centro – Oeste) do Fórum de Entidades Gestoras dos Programas de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM.

account_circle Saiba mais

Edna Jatobá

Edna Jatobá

Cientista social formada pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Políticas e Gestão de Segurança Pública (Faculdade Integrada do Recife – FIR em parceria com a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública – RENAESP/MJ) e especialista em Direitos Humanos, com ênfase em proteção à testemunha, pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Foi professora visitante da Universidade Católica de Pernambuco no Curso de Especialização em Direitos Humanos. É Coordenadora Executiva do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares – GAJOP, conselheira estadual de Direitos Humanos e integrante do Conselho Deliberativo do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

Piauí

account_circle Saiba mais

Elton Guilherme dos Santos Silva

Elton Guilherme dos Santos Silva

Cientista Social em formação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Constrói o coletivo PERIFALA (organização juvenil que se organiza proritariamente na região da vila irmã Dulce). Integra a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Piauí. Desenvolve a pesquisa: “Observatório com juventudes urbanas e rurais: construindo referências sobre letalidade juvenil em Teresina” pelo Núcleo de Estudos sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC/UFPI).

account_circle Saiba mais

Lila Cristina Xavier Luz

Lila Cristina Xavier Luz

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade Nacional Autónoma de México (2012). Doutora em Serviço Social pela PUC/SP e Graduação em Serviço Social pela UFPI (1992). Professora no Departamento de Serviço Social e no Mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens-UFPI. Pesquisadora do NUPEC há 25 anos, onde tem experiência de trabalho com jovens em zonas distantes do centro da cidade de Teresina, e realiza trabalho de Extensão e pesquisa relacionadas a temas juventude e desigualdades sociais, culturas juvenis, violência contra jovens.

account_circle Saiba mais

Marcondes Brito da Costa

Marcondes Brito da Costa

Bacharel em ciências sociais -Mestre em Politicas Públicas. Doutorando em Sociologia. Pesquisador do NUPEC/UFPI-Núcleo de pesquisa sobre crianças , adolescentes e jovens. É do COVIO/UECE -Laboratório de estudos de violência e Conflitualidade. Estuda juventudes, violência, segurança pública, dinamicas criminais. Professor do Instituto Federal do Piaui.

account_circle Saiba mais

Maria Dalva Macedo Ferreira

Maria Dalva Macedo Ferreira

Dra. Em Serviço Social-Puc SP (2013), Graduada em Serviço Social pela UFPI, Profa. Titular do Depto. de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (UFPI), Pesquisadora do NUPEC -Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança, e Adolescente e Juventude Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Sociedade, Estado e Políticas Públicas , Tutora do Pet SS, Integra o Grupo de Pesquisadores da Pesquisa TRAJETÓRIAS/práticas juvenis em tempo de pandemia da COVID 19, pesquisas na área da infância, adolescência e juventude; Estado, Políticas públicas, gestão e controle social.

Rio de Janeiro

account_circle Saiba mais

Bruna Sotero

Bruna Sotero

Graduada em Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense, foi monitora e bolsista de Iniciação Científica na mesma instituição. Atuou como comentarista e colaboradora do jornal O São Gonçalo para a área de segurança pública. Integrou a equipe da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro atuando principalmente no programa institucional Circuito Favelas por Direitos e no curso Garantias Legais em Territórios Instáveis.

account_circle Saiba mais

Jonas Pacheco

Jonas Pacheco

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, trabalhou no Instituto de Segurança Pública nas Coordenadorias de Projetos e Estatística, atuando na confecção de dossiês temáticos e estruturação de base de dados. Atualmente trabalha como pesquisador da Rede de Observatórios de Segurança – RJ

account_circle Saiba mais

Nathalia da Silva

Nathalia da Silva

Nathália da Silva é cria da Baixada Fluminense e moradora da favela da Rocinha. Atua como jornalista antirracista como forma de contrapor o racismo da imprensa brasileira. Em seu trabalho, aborda sobre favela, justiça racial e equidade. Atualmente é social media no LabJaca e assistente de comunicação na Rede de Observatórios da Segurança.

account_circle Saiba mais

Pablo Nunes

Pablo Nunes

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ). Desde 2015 é doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). No CESeC, coordena a área de pesquisa da Rede de Observatórios da Segurança, além de participar de pesquisas relacionadas aos temas de juventude, gestão e modelos de policiamento, análise de índices criminais, mídia e violência.

account_circle Saiba mais

Renato Cafuzo

Renato Cafuzo

Cria do Morro do Timbau, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Designer e artista visual com foco em ilustração, já realizou trabalhos pra moda, publicidade e livros infanto-juvenis. Se dedica a abordar temas que valorizem cultura, território, diversidade racial, social e de gênero. Também é youtuber no canal Nigeek, onde produz conteúdo sobre negritude na cultura geek, além da grife de mesmo nome, com peças originais ilustradas por ele. Atua como designer na Rede de Observatórios da Segurança.

account_circle Saiba mais

Silvia Ramos

Silvia Ramos

Cientista social com doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz em Violência e Saúde, coordena pesquisas sobre violência urbana e segurança pública, atuando principalmente nos temas juventude, polícia, mídia e movimentos sociais. Publicou artigos e livros, entre eles Elemento suspeito: abordagem policial e discriminação na cidade do Rio de Janeiro, com Leonarda Musumeci; Mídia e violência: tendências na cobertura de criminalidade e segurança pública no Brasil, com Anabela Paiva; e Política, direitos, violência e homossexualidade, com Sergio Carrara e outros autores, em 2006. É coordenadora geral da Rede de Observatórios da Segurança Pública.

account_circle Saiba mais

Wellerson Soares

Wellerson Soares

Bacharel em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cria de Vigário Geral, Zona Norte do Rio de Janeiro, é colaborador de comunicação na Rede de Observatórios da Segurança. Com passagem pelo jornal O Dia, se dedica a criar conteúdo sobre território, facções, milícias e na área de comunicação e memória.

São Paulo

account_circle Saiba mais

Bruno Paes Manso

Bruno Paes Manso

Jornalista formado pela PUC-SP e economista (FEA-USP), é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É pós-doutor e pesquisador no NEV-USP, onde investiga temas como homicídios, crime organizado, comunicação e opinião pública. Também atua como pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP). É autor dos livros O Homem X, A guerra e Homicides in SP (Springer).

account_circle Saiba mais

Francine Ribeiro

Francine Ribeiro

Pesquisadora. É bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP (2013) e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC (2017). Sua dissertação investigou os movimentos sociais e coletivos, suas formas de resistência e dinâmicas em relação ao modus operandi do sistema de Segurança Pública em São Paulo. Integra os grupos de pesquisa: SEVIJU – Segurança, Violência e Justiça – CAPES/CNPQ, sob coordenação de Camila Dias na UFABC, e Violências da Democracia e Genocídio Juvenil – CAPES/CNPQ, sob coordenação de Rita Alves na PUC-SP.