Equipe
Bahia
Eduardo Ribeiro dos Santos (Dudu Ribeiro)
Eduardo Ribeiro dos Santos (Dudu Ribeiro)
Formado em História pela Universidade Federal da Bahia, é especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela UNICAMP/FPA e mestrando do Programa de Pós graduação em História pela UFBA. Foi vice-presidente do Conselho de Juventude da Bahia, membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado da Bahia, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e do Grupo de Trabalho sobre Drogas do Conselho Nacional de Juventude. É membro fundador da Rede Latino Americana e do Caribe de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD) e coordenador e idealizador da Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas.
Luciene da Silva Santana
Luciene da Silva Santana
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos- Pós Afro UFBA, onde desenvolve pesquisa sobre a construção do pensamento racial e o racismo científico na formação das Ciências Sociais. Participou do Diretório Central dos Estudantes da UFBA, ocupando o cargo de coordenador de Política sobre drogas. É gestora de conteúdo do Museu Afro Digital –Centro de Estudos Afro Orientais. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPQ entre 2015 e 2018, no projeto “A Escola Lombroso e a América Latina “Homo Science”, redes transnacionais e a formação das Ciências Humanas em Salvador, Buenos Aires, La Plata e Havana”.
Larissa Neves
Larissa Neves
Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal da Bahia, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Estudos Étnicos e Africanos – UFBA, onde desenvolve pesquisa sobre impactos do racismo ambiental na saúde das mulheres quilombolas, a partir de uma análise interssecional.
Ceará
Ana Letícia Lins
Ana Letícia Lins
Graduada em Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará (UFC), é mestre em Sociologia no Programa de Pós-graduação em Sociologia da mesma universidade. Atua como pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV).
César Barreira
César Barreira
Sociólogo com doutorado em Sociologia (USP) e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), César Barreira é professor titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. É coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC), líder do grupo de pesquisa em “Poder, Violência e Cidadania” do CNPq, pesquisador/coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, além de ser o diretor do Colégio de Estudos Avançados da UFC. Entre seus principais livros destacam-se: Trilhas e Atalhos do poder: conflitos sociais no Sertão, Crimes por encomenda – A pistolagem no cenário brasileiro e Cotidiano despedaçado: cenas de uma violência difusa.
Ricardo Moura
Ricardo Moura
Jornalista (UFC) e cientista social (UECE), com doutorado em Sociologia (UFC). É pesquisador do Laboratório dos Estudos da Violência (LEV/UFC) e do Laboratório Conflitualidade e Violência (Covio/UECE). Mantém a coluna quinzenal “Segurança Pública” no Jornal O POVO (CE) além de compor a articulação do Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará (FPSP-CE).
Maranhão
Thiago Brandão Lopes
Thiago Brandão Lopes
Graduado em Ciência Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). No Maranhão é membro e pesquisador da Rede de Estudos Periféricos (REP).
Luiz Eduardo Lopes Silva
Luiz Eduardo Lopes Silva
Professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador da Rede de Estudos Periféricos (REP). Professor do EJA Prisional no Presídio Regional de Pinheiro.
Pernambuco
Dália Celeste
Dália Celeste
Afrotransfeminista, é estudante de Direito do Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco) e de Letras na Universidade Estácio de Sá. É pesquisadora com foco nos temas gênero, raça, etnia e sexualidade.Também é coordenadora geral do coletivo Azougue e integrante da Comissão de Gênero e Sexualidade da OAB/PE.
Deila Martins
Deila Martins
Assistente social formada pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Intervenções Psicossociais com Grupos em Situação de Risco pela Faculdade Frassinetti do Recife. É coordenadora executiva do GAJOP, integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, conselheira estadual dos Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA e membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. É coordenadora regional (Centro – Oeste) do Fórum de Entidades Gestoras dos Programas de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM.
Edna Jatobá
Edna Jatobá
Cientista social formada pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Políticas e Gestão de Segurança Pública (Faculdade Integrada do Recife – FIR em parceria com a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública – RENAESP/MJ) e especialista em Direitos Humanos, com ênfase em proteção à testemunha, pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Foi professora visitante da Universidade Católica de Pernambuco no Curso de Especialização em Direitos Humanos. É Coordenadora Executiva do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares – GAJOP, conselheira estadual de Direitos Humanos e integrante do Conselho Deliberativo do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.
Piauí
Elton Guilherme dos Santos Silva
Elton Guilherme dos Santos Silva
Cientista Social em formação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Constrói o coletivo PERIFALA (organização juvenil que se organiza proritariamente na região da vila irmã Dulce). Integra a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Piauí. Desenvolve a pesquisa: “Observatório com juventudes urbanas e rurais: construindo referências sobre letalidade juvenil em Teresina” pelo Núcleo de Estudos sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC/UFPI).
Lila Cristina Xavier Luz
Lila Cristina Xavier Luz
Pós-doutora em Sociologia pela Universidade Nacional Autónoma de México (2012). Doutora em Serviço Social pela PUC/SP e Graduação em Serviço Social pela UFPI (1992). Professora no Departamento de Serviço Social e no Mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens-UFPI. Pesquisadora do NUPEC há 25 anos, onde tem experiência de trabalho com jovens em zonas distantes do centro da cidade de Teresina, e realiza trabalho de Extensão e pesquisa relacionadas a temas juventude e desigualdades sociais, culturas juvenis, violência contra jovens.
Marcondes Brito da Costa
Marcondes Brito da Costa
Bacharel em ciências sociais -Mestre em Politicas Públicas. Doutorando em Sociologia. Pesquisador do NUPEC/UFPI-Núcleo de pesquisa sobre crianças , adolescentes e jovens. É do COVIO/UECE -Laboratório de estudos de violência e Conflitualidade. Estuda juventudes, violência, segurança pública, dinamicas criminais. Professor do Instituto Federal do Piaui.
Maria Dalva Macedo Ferreira
Maria Dalva Macedo Ferreira
Dra. Em Serviço Social-Puc SP (2013), Graduada em Serviço Social pela UFPI, Profa. Titular do Depto. de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (UFPI), Pesquisadora do NUPEC -Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança, e Adolescente e Juventude Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Sociedade, Estado e Políticas Públicas , Tutora do Pet SS, Integra o Grupo de Pesquisadores da Pesquisa TRAJETÓRIAS/práticas juvenis em tempo de pandemia da COVID 19, pesquisas na área da infância, adolescência e juventude; Estado, Políticas públicas, gestão e controle social.
Rio de Janeiro
Bruna Sotero
Bruna Sotero
Graduada em Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense, foi monitora e bolsista de Iniciação Científica na mesma instituição. Atuou como comentarista e colaboradora do jornal O São Gonçalo para a área de segurança pública. Integrou a equipe da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro atuando principalmente no programa institucional Circuito Favelas por Direitos e no curso Garantias Legais em Territórios Instáveis.
Jonas Pacheco
Jonas Pacheco
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, trabalhou no Instituto de Segurança Pública nas Coordenadorias de Projetos e Estatística, atuando na confecção de dossiês temáticos e estruturação de base de dados. Atualmente trabalha como pesquisador da Rede de Observatórios de Segurança – RJ
Juliana Gonçalves
Juliana Gonçalves
Cria da Baixada Fluminense, de Nilópolis, é jornalista e pesquisadora. Juliana é coordenadora de comunicação da Rede de Observatórios da Segurança, cofundadora e diretora de conteúdo da Firma Preta e é integrante do coletivo feminista Minas da Baixada. É graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem especialização em Comunicação e Imagem na PUC-Rio e atualmente é mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autora convidada na Antologia inspirada no universo da mixtape Para quem já mordeu um cachorro por comida até que eu cheguei longe…, do rapper Emicida. Tem passagem pelo Intercept Brasil, TV Globo e Catraca Livre.
Pablo Nunes
Pablo Nunes
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ). Desde 2015 é doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). No CESeC, coordena a área de pesquisa da Rede de Observatórios da Segurança, além de participar de pesquisas relacionadas aos temas de juventude, gestão e modelos de policiamento, análise de índices criminais, mídia e violência.
Pedro Paulo
Pedro Paulo
Graduado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, trabalhou como assistente de pesquisas no projeto Normas do Sistema de Segurança Sul-Americano, que investigou o comércio de armas na América do Sul. Atuou como pesquisador no Observatório da Intervenção. Atualmente é pesquisador da Rede de Observatórios da Segurança – Rio de Janeiro.
Renato Cafuzo
Renato Cafuzo
Cria do Morro do Timbau, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Designer e artista visual com foco em ilustração, já realizou trabalhos pra moda, publicidade e livros infanto-juvenis. Se dedica a abordar temas que valorizem cultura, território, diversidade racial, social e de gênero. Também é youtuber no canal Nigeek, onde produz conteúdo sobre negritude na cultura geek, além da grife de mesmo nome, com peças originais ilustradas por ele. Atua como designer na Rede de Observatórios da Segurança.
Silvia Ramos
Silvia Ramos
Cientista social com doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz em Violência e Saúde, coordena pesquisas sobre violência urbana e segurança pública, atuando principalmente nos temas juventude, polícia, mídia e movimentos sociais. Publicou artigos e livros, entre eles Elemento suspeito: abordagem policial e discriminação na cidade do Rio de Janeiro, com Leonarda Musumeci; Mídia e violência: tendências na cobertura de criminalidade e segurança pública no Brasil, com Anabela Paiva; e Política, direitos, violência e homossexualidade, com Sergio Carrara e outros autores, em 2006. É coordenadora geral da Rede de Observatórios da Segurança Pública.
São Paulo
Bruno Paes Manso
Bruno Paes Manso
Jornalista formado pela PUC-SP e economista (FEA-USP), é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É pós-doutor e pesquisador no NEV-USP, onde investiga temas como homicídios, crime organizado, comunicação e opinião pública. Também atua como pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP). É autor dos livros O Homem X, A guerra e Homicides in SP (Springer).
Francine Ribeiro
Francine Ribeiro
Pesquisadora. É bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP (2013) e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC (2017). Sua dissertação investigou os movimentos sociais e coletivos, suas formas de resistência e dinâmicas em relação ao modus operandi do sistema de Segurança Pública em São Paulo. Integra os grupos de pesquisa: SEVIJU – Segurança, Violência e Justiça – CAPES/CNPQ, sob coordenação de Camila Dias na UFABC, e Violências da Democracia e Genocídio Juvenil – CAPES/CNPQ, sob coordenação de Rita Alves na PUC-SP.