Equipe
Amazonas
Fabio Candotti
Fabio Candotti
Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e doutor em sociologia pela Unicamp, é professor do Departamento de Ciências Sociais e dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e Sociologia da Universidade Federal do Amazonas, onde coordena o coletivo de pesquisa e extensão ILHARGAS – Cidades, Políticas e Violências. Enquanto pesquisador, é membro do Comitê Cidadania, Violência e Gestão Estatal da Associação Brasileira de Antropologia e da coordenação do Grupo de Trabalho Vigilantismo, violência coletiva e governança securitária do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais. Fora da universidade, é articulador da Frente Estadual pelo Desencarceramento do Amazonas e da Agenda Nacional pelo Desencarceramento.
Tayná Boaes
Tayná Boaes
Pesquisadora amazonense, natural da cidade de Manaus. É mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), cursou o bacharelado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Atualmente, estuda análise de dados usando a linguagem de programação “Python”. Integra o grupo de pesquisa ILHARGAS: Cidades, Políticas e Violências, desenvolvendo trabalhos sobre violência sexual e gênero.
Bahia
Eduardo Ribeiro dos Santos (Dudu Ribeiro)
Eduardo Ribeiro dos Santos (Dudu Ribeiro)
Formado em História pela Universidade Federal da Bahia, é especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela UNICAMP/FPA e mestrando do Programa de Pós graduação em História pela UFBA. Foi vice-presidente do Conselho de Juventude da Bahia, membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado da Bahia, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e do Grupo de Trabalho sobre Drogas do Conselho Nacional de Juventude. É membro fundador da Rede Latino Americana e do Caribe de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD) e coordenador e idealizador da Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas.
Ana Carolina Santos
Ana Carolina Santos
Advogada, graduada em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), militante negra, pesquisadora e mulher de axé. Trabalhou na Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (SEPROMI) no desenvolvimento de ações visando a defesa de direitos e o desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais. Também já atuou como articuladora na Iniciativa Negra e
na Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas no projeto “Mulheres negras por uma nova política de drogas”. Foi assistente jurídica na Central Integrada de Alternativas Penais – CIAP, projeto vinculado à CEAPA – Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas do Estado da Bahia. Atualmente, está cursando o Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Territorial e
Gestão Social, promovido pelo Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão
Social da Escola de Administração da UFBA, onde pesquisa segurança pública, racismo e participação social.
Larissa Neves
Larissa Neves
Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal da Bahia, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Estudos Étnicos e Africanos – UFBA, onde desenvolve pesquisa sobre impactos do racismo ambiental na saúde das mulheres quilombolas, a partir de uma análise interssecional.
Ana Paula Rosário
Ana Paula Rosário
Acadêmica em formação no bacharelado de Ciências Sociais pela Universidade do Estado da Bahia. Construo o canal Corpo Político, projeto de produção de conteúdos afrocentrados e periféricos. A experiência coletiva atravessa a minha construção política através do Coletivo Crias da Mata – Grupo de jovens que realizam ações voltadas para promoção da poesia marginal, debate político e manifestações culturais diversas na periferia de Mata Escura, em Salvador. Nesse sentido, pensando no acesso das crianças periféricas a cultura, formação política, autoestima e lazer, idealizei a Batalha de Tiktok Mata Escura/Salvador. Articuladora do Movimento Mulheres Negras Decidem, espaço de aprimoramento das minhas competências na área de Ciências Políticas, Relações Internacionais.
Ceará
César Barreira
César Barreira
Sociólogo com doutorado em Sociologia (USP) e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), César Barreira é professor titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. É coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC), líder do grupo de pesquisa em “Poder, Violência e Cidadania” do CNPq, pesquisador/coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, além de ser o diretor do Colégio de Estudos Avançados da UFC. Entre seus principais livros destacam-se: Trilhas e Atalhos do poder: conflitos sociais no Sertão, Crimes por encomenda – A pistolagem no cenário brasileiro e Cotidiano despedaçado: cenas de uma violência difusa.
Ricardo Moura
Ricardo Moura
Jornalista (UFC) e cientista social (UECE), com doutorado em Sociologia (UFC). É pesquisador do Laboratório dos Estudos da Violência (LEV/UFC) e do Laboratório Conflitualidade e Violência (Covio/UECE). Mantém a coluna quinzenal “Segurança Pública” no Jornal O POVO (CE) além de compor a articulação do Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará (FPSP-CE).
Luiz Fábio Paiva
Luiz Fábio Paiva
Sociólogo graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará e mestre e doutor pela Universidade Federal do Ceará. Professor Associado de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Mestrado Profissional em Sociologia da UFC. Coordenador de Programas Acadêmicos do Centro de Humanidades da UFC. Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC) e vice líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Poder, Violência e Cidadania. Pesquisador de produtividade do CNPq (PQ 2). Pesquisa os efeitos sociais da violência e do crime em territórios marginalizados e desenvolve ações de extensão universitária na área de direitos humanos e justiça.
Fernanda Naiara da Frota Lobato
Fernanda Naiara da Frota Lobato
Cientista Social, licenciada em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC (PPGS-UFC). Doutoranda em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC (PPGS-UFC), na linha de pesquisa Cultura, Política e Conflitos Sociais, pesquisando afetividades e encarceramento em massa no Ceará. Componho o Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC).
Maranhão
Kassione Costa da Luz
Kassione Costa da Luz
Graduanda em Ciências Humanas habilitação em História pela Universidade Federal do Maranhão. No Maranhão, membro e pesquisadora da Rede de Estudos Periféricos (REP).
Luiz Eduardo Lopes Silva
Luiz Eduardo Lopes Silva
Professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador da Rede de Estudos Periféricos (REP). Atua também na educação básica, com experiência em EJA Prisional.
Pará
Aiala Colares Oliveira Couto
Aiala Colares Oliveira Couto
Geógrafo. Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental com Pós Doutorado em Geografia: ênfase em Análise Regional. Professor e Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará e pesquisador associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Lucas Patrick Alves Moraes
Lucas Patrick Alves Moraes
Bacharel em Relações internacionais pela Universidade da Amazônia (UNAMA), pesquisador na área da segurança pública pela Rede de Observatórios da segurança, analista do instituto Fogo Cruzado, realizando monitoramento de violência armada em quatro estados e pesquisador do instituto Mãe Crioula.
Thiago Alan Guedes Sabino
Thiago Alan Guedes Sabino
Geógrafo, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento. Atua nas seguintes áreas: Geografia urbana e regional, Geografia da Amazônia, planejamento urbano e regional, cartografia social e temática.
Pernambuco
Dália Celeste
Dália Celeste
Afrotransfeminista, é estudante de Direito do Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco) e de Letras na Universidade Estácio de Sá. É pesquisadora com foco nos temas gênero, raça, etnia e sexualidade.Também é coordenadora geral do coletivo Azougue e integrante da Comissão de Gênero e Sexualidade da OAB/PE.
Deila Martins
Deila Martins
Assistente social formada pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Intervenções Psicossociais com Grupos em Situação de Risco pela Faculdade Frassinetti do Recife. É coordenadora executiva do GAJOP, integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, conselheira estadual dos Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA e membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. É coordenadora regional (Centro – Oeste) do Fórum de Entidades Gestoras dos Programas de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM.
Edna Jatobá
Edna Jatobá
Cientista social formada pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Políticas e Gestão de Segurança Pública (Faculdade Integrada do Recife – FIR em parceria com a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública – RENAESP/MJ) e especialista em Direitos Humanos, com ênfase em proteção à testemunha, pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Foi professora visitante da Universidade Católica de Pernambuco no Curso de Especialização em Direitos Humanos. É Coordenadora Executiva do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares – GAJOP, conselheira estadual de Direitos Humanos e integrante do Conselho Deliberativo do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.
Piauí
Elton Guilherme dos Santos Silva
Elton Guilherme dos Santos Silva
Cientista Social em formação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Constrói o coletivo PERIFALA (organização juvenil que se organiza proritariamente na região da vila irmã Dulce). Integra a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Piauí. Desenvolve a pesquisa: “Observatório com juventudes urbanas e rurais: construindo referências sobre letalidade juvenil em Teresina” pelo Núcleo de Estudos sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC/UFPI).
Lila Cristina Xavier Luz
Lila Cristina Xavier Luz
Pós-doutora em Sociologia pela Universidade Nacional Autónoma de México (2012). Doutora em Serviço Social pela PUC/SP e Graduação em Serviço Social pela UFPI (1992). Professora no Departamento de Serviço Social e no Mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens-UFPI. Pesquisadora do NUPEC há 25 anos, onde tem experiência de trabalho com jovens em zonas distantes do centro da cidade de Teresina, e realiza trabalho de Extensão e pesquisa relacionadas a temas juventude e desigualdades sociais, culturas juvenis, violência contra jovens.
Marcondes Brito da Costa
Marcondes Brito da Costa
Bacharel em ciências sociais -Mestre em Politicas Públicas. Doutorando em Sociologia. Pesquisador do NUPEC/UFPI-Núcleo de pesquisa sobre crianças , adolescentes e jovens. É do COVIO/UECE -Laboratório de estudos de violência e Conflitualidade. Estuda juventudes, violência, segurança pública, dinamicas criminais. Professor do Instituto Federal do Piaui.
Maria Dalva Macedo Ferreira
Maria Dalva Macedo Ferreira
Dra. Em Serviço Social-Puc SP (2013), Graduada em Serviço Social pela UFPI, Profa. Titular do Depto. de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (UFPI), Pesquisadora do NUPEC -Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança, e Adolescente e Juventude Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Sociedade, Estado e Políticas Públicas , Tutora do Pet SS, Integra o Grupo de Pesquisadores da Pesquisa TRAJETÓRIAS/práticas juvenis em tempo de pandemia da COVID 19, pesquisas na área da infância, adolescência e juventude; Estado, Políticas públicas, gestão e controle social.
Rio de Janeiro
Bruna Sotero
Bruna Sotero
Graduada em Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense, foi monitora e bolsista de Iniciação Científica na mesma instituição. Atuou como comentarista e colaboradora do jornal O São Gonçalo para a área de segurança pública. Integrou a equipe da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro atuando principalmente no programa institucional Circuito Favelas por Direitos e no curso Garantias Legais em Territórios Instáveis.
Jonas Pacheco
Jonas Pacheco
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, trabalhou no Instituto de Segurança Pública nas Coordenadorias de Projetos e Estatística, atuando na confecção de dossiês temáticos e estruturação de base de dados. Atualmente trabalha como pesquisador da Rede de Observatórios de Segurança – RJ
Nathalia da Silva
Nathalia da Silva
Nathália da Silva é cria da Baixada Fluminense e moradora da favela da Rocinha. Atua como jornalista antirracista como forma de contrapor o racismo da imprensa brasileira. Em seu trabalho, aborda sobre favela, justiça racial e equidade. Atualmente é social media no LabJaca e assistente de comunicação na Rede de Observatórios da Segurança.
Pablo Nunes
Pablo Nunes
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ). Desde 2015 é doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). No CESeC, coordena a área de pesquisa da Rede de Observatórios da Segurança, além de participar de pesquisas relacionadas aos temas de juventude, gestão e modelos de policiamento, análise de índices criminais, mídia e violência.
Rafael Lira
Rafael Lira
Renato Cafuzo
Renato Cafuzo
Cria do Morro do Timbau, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Designer e artista visual com foco em ilustração, já realizou trabalhos pra moda, publicidade e livros infanto-juvenis. Se dedica a abordar temas que valorizem cultura, território, diversidade racial, social e de gênero. Também é youtuber no canal Nigeek, onde produz conteúdo sobre negritude na cultura geek, além da grife de mesmo nome, com peças originais ilustradas por ele. Atua como designer na Rede de Observatórios da Segurança.
Silvia Ramos
Silvia Ramos
Cientista social com doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz em Violência e Saúde, coordena pesquisas sobre violência urbana e segurança pública, atuando principalmente nos temas juventude, polícia, mídia e movimentos sociais. Publicou artigos e livros, entre eles Elemento suspeito: abordagem policial e discriminação na cidade do Rio de Janeiro, com Leonarda Musumeci; Mídia e violência: tendências na cobertura de criminalidade e segurança pública no Brasil, com Anabela Paiva; e Política, direitos, violência e homossexualidade, com Sergio Carrara e outros autores, em 2006. É coordenadora geral da Rede de Observatórios da Segurança Pública.
Wellerson Soares
Wellerson Soares
Bacharel em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cria de Vigário Geral, Zona Norte do Rio de Janeiro, é colaborador de comunicação na Rede de Observatórios da Segurança. Com passagem pelo jornal O Dia, se dedica a criar conteúdo sobre território, facções, milícias e na área de comunicação e memória.
São Paulo
Bruno Paes Manso
Bruno Paes Manso
Jornalista formado pela PUC-SP e economista (FEA-USP), é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É pós-doutor e pesquisador no NEV-USP, onde investiga temas como homicídios, crime organizado, comunicação e opinião pública. Também atua como pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP). É autor dos livros O Homem X, A guerra e Homicides in SP (Springer).
Francine Ribeiro
Francine Ribeiro
Pesquisadora. É bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP (2013) e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC (2017). Sua dissertação investigou os movimentos sociais e coletivos, suas formas de resistência e dinâmicas em relação ao modus operandi do sistema de Segurança Pública em São Paulo. Integra os grupos de pesquisa: SEVIJU – Segurança, Violência e Justiça – CAPES/CNPQ, sob coordenação de Camila Dias na UFABC, e Violências da Democracia e Genocídio Juvenil – CAPES/CNPQ, sob coordenação de Rita Alves na PUC-SP.