Rede de Observatórios de Segurança

Dia da Baixada Fluminense: 5 coletivos para conhecer melhor a região

location_on
event 30 de abril de 2022

No Dia da Baixada Fluminense, 30 de Abril, celebramos ações que fortalecem a região, que concentra altos índices de violência no estado do Rio de Janeiro, mas que não se resume a esses dados. Coletivos e organizações trabalham nos 13 municípios da região metropolitana do Grande Rio para que esse estereótipo seja quebrado. 

Conheça cinco grupos e coletivos atuantes na Baixada que comprovam a efervescência cultural e política local: 

Minas da Baixada

Coletivo Feminista Interssecicional que reúne mulheres de diferentes municípios da Baixada Fluminense. Em atividade desde 2016, atua nas pautas dos direitos humanos, cultura e educação. 

Movimenta Caxias 

É uma articulação comunitária, fundada em 2017, com objetivo de analisar a sociedade e buscar melhorias para cidade, com atuação espalhadas em diversos bairros e favelas da cidade de Duque de Caxias

Mais por Nós

Articulação independente com atuação de jovens da cidade de Belford Roxo. Além de atuar na distribuição de cestas básicas, o objetivo do coletivo é emancipar a juventude baixadense

Roque Pense

Trata-se de um rede de mulheres profissionais da cultura da Baixada Fluminense que atua na realização de festivais de música e outras atividades que buscam movimentar a cena artística da Baixada. 

Enraizados

O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop que surgiu no final dos anos 90 com o intuito de utilizar as artes integradas do hip hop como ferramenta de transformação social. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.