Rede de Observatórios de Segurança

Em PE, 35 anos de atuação por direitos

event 27 de maio de 2019

O Observatório da Segurança de Pernambuco é coordenado pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP). O Gajop é uma entidade da sociedade civil, criada em 1981, e tem como missão  “Defender e promover os Direitos Humanos, com foco no acesso à Justiça e segurança, em especial, dos segmentos socialmente vulneráveis, através da educação em Direitos Humanos, do controle social e do monitoramento de políticas públicas, visando à construção de uma sociedade digna, justa e democrática”. 

GAJOP atua há mais de 35 anos na defesa de direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes. A organização tem status consultivo especial no Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU.

No Brasil, compõe a Rede Justiça Criminal; a Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas; o Fórum Popular de Segurança Pública de Pernambuco e o do Nordeste. Possui assento no Conselho Estadual de Direitos Humanos/PE e no Comitê Estadual de Prevenção e Combate
à Tortura. O Gajop fiscaliza o sistema prisional e socioeducativo de Pernambuco e coordena a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED).