Rede de Observatórios de Segurança

Rede de Observatórios de Segurança

Mobilização pela vida no Dia de Finados

O próximo dia 2 de novembro não será dedicado somente a lembrar os que já faleceram. Em um país com mais de 57 mil homicídios, o Dia de Finados será marcado por uma Mobilização Nacional em Defesa da Vida, reunindo diversas manifestações políticas e culturais em nome dessa causa. Serão promovidos saraus, slams, grafites, peças de teatro, práticas de esportes, entre outras atividades abertas à participação pública.

Lançada no dia 12 de outubro, a campanha Vida Viva é resultado da articulação de um grupo de organizações da sociedade civil, junto com a paróquia Santos Mártires e com o Fórum em Defesa da Vida. Desde 1996, a paróquia realiza caminhadas pela paz no Capão Redondo.

Com a proposta de ampliar a pressão popular por políticas que promovam a vida e também barrar iniciativas de autoridades que enxergam a morte como solução, a campanha sensibilizou e engajou comunidades de vários estados.


Na Bahia, haverá uma caminhada saindo da Praça da Piedade, em Salvador. No Distrito Federal, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia promove o debate “Menos Armas, Mais Vida: o que a psicologia tem a ver com isso?”. No Espírito Santo, haverá o Sarau Palmarino. Em Pernambuco, haverá um ato público e uma exposição de arte em frente ao cemitério Santo Amaro, no Recife. No Rio de Janeiro, as comunidades Alemão e Maré farão manifestações. Em São Paulo, acontecem, no Jardim Ângela, a 24ª Caminhada pela Paz e o encerramento do Encontro de Saraus.

“Mais do que uma manifestação de impacto, estamos focados nos desdobramentos desses atos. No ano que vem, o encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública terá mesas de trocas de experiências bem sucedidas entre organizações e coletivos de periferias”, diz o pesquisador do NEV/USP Bruno Paes Manso, coordenador do Observatório da Segurança SP.


As informações sobre a mobilização e a grade de atos estão sendo atualizadas diariamente no site da campanha VIDA VIVA. Qualquer pessoa pode organizar um evento em sua comunidade, utilizando as artes produzidas para a campanha.

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *