Rede de Observatórios de Segurança

Rede de Observatórios de Segurança

Mobilização pela vida no Dia de Finados

O próximo dia 2 de novembro não será dedicado somente a lembrar os que já faleceram. Em um país com mais de 57 mil homicídios, o Dia de Finados será marcado por uma Mobilização Nacional em Defesa da Vida, reunindo diversas manifestações políticas e culturais em nome dessa causa. Serão promovidos saraus, slams, grafites, peças de teatro, práticas de esportes, entre outras atividades abertas à participação pública.

Lançada no dia 12 de outubro, a campanha Vida Viva é resultado da articulação de um grupo de organizações da sociedade civil, junto com a paróquia Santos Mártires e com o Fórum em Defesa da Vida. Desde 1996, a paróquia realiza caminhadas pela paz no Capão Redondo.

Com a proposta de ampliar a pressão popular por políticas que promovam a vida e também barrar iniciativas de autoridades que enxergam a morte como solução, a campanha sensibilizou e engajou comunidades de vários estados.


Na Bahia, haverá uma caminhada saindo da Praça da Piedade, em Salvador. No Distrito Federal, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia promove o debate “Menos Armas, Mais Vida: o que a psicologia tem a ver com isso?”. No Espírito Santo, haverá o Sarau Palmarino. Em Pernambuco, haverá um ato público e uma exposição de arte em frente ao cemitério Santo Amaro, no Recife. No Rio de Janeiro, as comunidades Alemão e Maré farão manifestações. Em São Paulo, acontecem, no Jardim Ângela, a 24ª Caminhada pela Paz e o encerramento do Encontro de Saraus.

“Mais do que uma manifestação de impacto, estamos focados nos desdobramentos desses atos. No ano que vem, o encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública terá mesas de trocas de experiências bem sucedidas entre organizações e coletivos de periferias”, diz o pesquisador do NEV/USP Bruno Paes Manso, coordenador do Observatório da Segurança SP.


As informações sobre a mobilização e a grade de atos estão sendo atualizadas diariamente no site da campanha VIDA VIVA. Qualquer pessoa pode organizar um evento em sua comunidade, utilizando as artes produzidas para a campanha.

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
download coolpad firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *