Rede de Observatórios de Segurança

Oito iniciativas para conhecer o Ceará

location_on
event 29 de julho de 2022

Conheça iniciativas no Ceará que lutam pela transformação do estado para além dos dados da violência. Listamos oito perfis para seguir e ficar por dentro dos movimentos que dão uma nova visibilidade ao povo cearense. Confira:

Frente de Luta por Moradia Digna  Articulação de moradores, movimentos sociais e assessorias técnicas que lutam pelo direito à cidade e moradia digna em Fortaleza.

Gueto Queen 

Coletivo LGBTQIA+ do Grande Bom Jardim, em Fortaleza. 

Acervo Mucuripe

Projeto de história e memória do Grande Mucuripe, fundado pelo turismólogo e morador Diêgo di Paula. Busca resgatar a história e (re)construir o sentimento de pertencimento de um bairro que já foi vila de pescadores e hoje possui toda uma comunidade que sofre com a especulação imobiliária, gentrificação e desapropriação. 

Grupo de Valorização Negra do Cariri 

Grupo criado em 2001 e que atua em ações que promovem a autoafirmação negra na região do Cariri cearense.

Articulação Antinuclear do Ceará. Articulação de entidades comprometidas com a justiça ambiental. Estão atuando contra o Projeto Santa Quitéria, que visa explorar minério de urânio e fosfato no sertão do Ceará. Campanha “Salve o Ceará do Dragão Nuclear!” 

Coletivo Caboclas 

Coletivo de indígenas LGBTQIA+ do município de Crateús – CE

Projeto Soulest

Espaço criativo que funciona como incubadora de projetos na Barraca Foi Sol na Praia da Leste, em Fortaleza. Tem o objetivo de promover o fortalecimento das relações afetivas dos moradores do bairro Pirambu e locais adjacentes, realizando atividades de formação relacionadas aos eixos de arte, cultura, esporte e meio ambiente.

SerPonte Fortaleza

Transferência solidária de renda para famílias chefiadas por mulheres na capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.