Dia da Baixada Fluminense: 5 coletivos para conhecer melhor a região
No Dia da Baixada Fluminense, 30 de Abril, celebramos ações que fortalecem a região, que concentra altos índices de violência no estado do Rio de Janeiro, mas que não se resume a esses dados. Coletivos e organizações trabalham nos 13 municípios da região metropolitana do Grande Rio para que esse estereótipo seja quebrado.
Conheça cinco grupos e coletivos atuantes na Baixada que comprovam a efervescência cultural e política local:
Coletivo Feminista Interssecicional que reúne mulheres de diferentes municípios da Baixada Fluminense. Em atividade desde 2016, atua nas pautas dos direitos humanos, cultura e educação.
É uma articulação comunitária, fundada em 2017, com objetivo de analisar a sociedade e buscar melhorias para cidade, com atuação espalhadas em diversos bairros e favelas da cidade de Duque de Caxias
Articulação independente com atuação de jovens da cidade de Belford Roxo. Além de atuar na distribuição de cestas básicas, o objetivo do coletivo é emancipar a juventude baixadense
Trata-se de um rede de mulheres profissionais da cultura da Baixada Fluminense que atua na realização de festivais de música e outras atividades que buscam movimentar a cena artística da Baixada.
O Instituto Enraizados é uma organização de hip hop que surgiu no final dos anos 90 com o intuito de utilizar as artes integradas do hip hop como ferramenta de transformação social.