Rede de Observatórios de Segurança

Bahia

Em dois anos, a Rede de Observatórios já monitorou 4.146 eventos na Bahia. O monitoramento é feito com a Iniciativa Negra por Uma Nova Política de Drogas que é a primeira organização negra da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica, promovendo ações de articulação política em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas e temas afins relacionados à Justiça Criminal.

Equipe

account_circle Saiba mais

Eduardo Ribeiro dos Santos (Dudu Ribeiro)

Eduardo Ribeiro dos Santos (Dudu Ribeiro)

Formado em História pela Universidade Federal da Bahia, é especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela UNICAMP/FPA e mestrando do Programa de Pós graduação em História pela UFBA. Foi vice-presidente do Conselho de Juventude da Bahia, membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado da Bahia, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e do Grupo de Trabalho sobre Drogas do Conselho Nacional de Juventude. É membro fundador da Rede Latino Americana e do Caribe de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD) e coordenador e idealizador da Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas.

account_circle Saiba mais

Luciene da Silva Santana

Luciene da Silva Santana

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos- Pós Afro UFBA, onde desenvolve pesquisa sobre a construção do pensamento racial e o racismo científico na formação das Ciências Sociais. Participou do Diretório Central dos Estudantes da UFBA, ocupando o cargo de coordenador de Política sobre drogas. É gestora de conteúdo do Museu Afro Digital –Centro de Estudos Afro Orientais. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPQ entre 2015 e 2018, no projeto “A Escola Lombroso e a América Latina “Homo Science”, redes transnacionais e a formação das Ciências Humanas em Salvador, Buenos Aires, La Plata e Havana”.

account_circle Saiba mais

Larissa Neves

Larissa Neves

Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal da Bahia, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Estudos Étnicos e Africanos – UFBA, onde desenvolve pesquisa sobre impactos do racismo ambiental na saúde das mulheres quilombolas, a partir de uma análise interssecional.

Blog

Morte de policiais na Bahia também é consequência da falida guerra às drogas

location_on
event 14 de maio de 2022

Por Luciene Santana e Larissa Neves* No último final de semana, em 24 horas, quatro agentes da Polícia Militar da Bahia foram baleados em Salvador. Três deles morreram. Os policiais são colocados na ponta da Segurança Pública para resolver questões que não deveriam ser tratadas com armamentos e tiros, visto que são questões estruturais, é […]

Negacionismo na segurança pública: governo da Bahia culpa as drogas e paredões pela violência

location_on
event 29 de outubro de 2021

Dudu Ribeiro*  A escolha de negar os fatos como estratégia de se desconectar deste e assim promover, incentivar, patrocinar medidas alheias ao que a realidade e a ciência nos demonstra, deve ser chamada de negacionismo. Trata-se de algo que podemos conferir em diferentes áreas e também na segurança pública, como no governo Rui Costa, na […]

Julho das Pretas: mulheres negras transformam relações sociais

location_on
event 9 de julho de 2021

A forma como as mulheres negras têm suas vidas atravessadas pelo racismo estrutural e diversas violências – assim como suas agendas de lutas – fica em evidência durante todo o mês de julho.