Rede de Observatórios de Segurança

Piauí

O Piauí passou a fazer parte da Rede de Observatório em agosto de 2021. O monitoramento no estado é feito pelo o Nupec – Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, uma iniciativa que já tem uma trajetória de 20 anos na temática da segurança pública.

Equipe

account_circle Saiba mais

Elton Guilherme dos Santos Silva

Elton Guilherme dos Santos Silva

Cientista Social em formação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Constrói o coletivo PERIFALA (organização juvenil que se organiza proritariamente na região da vila irmã Dulce). Integra a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Piauí. Desenvolve a pesquisa: “Observatório com juventudes urbanas e rurais: construindo referências sobre letalidade juvenil em Teresina” pelo Núcleo de Estudos sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC/UFPI).

account_circle Saiba mais

Lila Cristina Xavier Luz

Lila Cristina Xavier Luz

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade Nacional Autónoma de México (2012). Doutora em Serviço Social pela PUC/SP e Graduação em Serviço Social pela UFPI (1992). Professora no Departamento de Serviço Social e no Mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens-UFPI. Pesquisadora do NUPEC há 25 anos, onde tem experiência de trabalho com jovens em zonas distantes do centro da cidade de Teresina, e realiza trabalho de Extensão e pesquisa relacionadas a temas juventude e desigualdades sociais, culturas juvenis, violência contra jovens.

account_circle Saiba mais

Marcondes Brito da Costa

Marcondes Brito da Costa

Bacharel em ciências sociais -Mestre em Politicas Públicas. Doutorando em Sociologia. Pesquisador do NUPEC/UFPI-Núcleo de pesquisa sobre crianças , adolescentes e jovens. É do COVIO/UECE -Laboratório de estudos de violência e Conflitualidade. Estuda juventudes, violência, segurança pública, dinamicas criminais. Professor do Instituto Federal do Piaui.

account_circle Saiba mais

Maria Dalva Macedo Ferreira

Maria Dalva Macedo Ferreira

Dra. Em Serviço Social-Puc SP (2013), Graduada em Serviço Social pela UFPI, Profa. Titular do Depto. de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (UFPI), Pesquisadora do NUPEC -Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança, e Adolescente e Juventude Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Sociedade, Estado e Políticas Públicas , Tutora do Pet SS, Integra o Grupo de Pesquisadores da Pesquisa TRAJETÓRIAS/práticas juvenis em tempo de pandemia da COVID 19, pesquisas na área da infância, adolescência e juventude; Estado, Políticas públicas, gestão e controle social.

Blog

Maranhão e Piauí tem um caso de violência a cada três horas

location_on ,
feed
event 24 de março de 2022

  São 2.060 eventos violentos monitorados nos dois estados  Policiamento representa 59% do levantamento dos pesquisadores da Rede  Uma mulher foi vítima de violência a cada 72h, nos dois estados Todas as pessoas LGBTQIA+ mortas no Maranhão são negras   Piauí registrou 13 linchamentos em seis meses A Rede produz dados cidadãos através de um monitoramento […]

Piauí vive cotidiano bélico com política do ‘deixa morrer’

location_on
event 20 de janeiro de 2022

Por Elton Guilherme dos Santos Silva* Piauí tornou-se rota do tráfico internacional de drogas e o epicentro das disputas violentas entre organizações criminosas. O estado “fecha” fronteiras do nordeste, onde estão localizados alguns dos principais destinos turísticos do país e os portos marítimos, por onde segue para o mercado europeu, ou seja, para o lucrativo […]

Piauí: mulheres esbarram em atendimento precário ao denunciar violência doméstica

location_on
event 12 de novembro de 2021

Lila Luz, Marcela Castro e Marcondes Brito* O fenômeno da violência de gênero no Piauí, não é uma realidade diferente de outros estados do Brasil, mas apresenta situações peculiares merecedoras de atenção. De acordo com o Anuário da Violência 2021, produzido pelo Fórum de Segurança Pública,  foram 61 mulheres assassinadas. Destas, 31 foram vítimas de […]