Rede de Observatórios de Segurança

Piauí

O Piauí passou a fazer parte da Rede de Observatório em agosto de 2021. O monitoramento no estado é feito pelo o Nupec – Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, uma iniciativa que já tem uma trajetória de 20 anos na temática da segurança pública.

Equipe

account_circle Saiba mais

Elton Guilherme dos Santos Silva

Elton Guilherme dos Santos Silva

Cientista Social em formação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Constrói o coletivo PERIFALA (organização juvenil que se organiza proritariamente na região da vila irmã Dulce). Integra a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Piauí. Desenvolve a pesquisa: “Observatório com juventudes urbanas e rurais: construindo referências sobre letalidade juvenil em Teresina” pelo Núcleo de Estudos sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC/UFPI).

account_circle Saiba mais

Lila Cristina Xavier Luz

Lila Cristina Xavier Luz

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade Nacional Autónoma de México (2012). Doutora em Serviço Social pela PUC/SP e Graduação em Serviço Social pela UFPI (1992). Professora no Departamento de Serviço Social e no Mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens-UFPI. Pesquisadora do NUPEC há 25 anos, onde tem experiência de trabalho com jovens em zonas distantes do centro da cidade de Teresina, e realiza trabalho de Extensão e pesquisa relacionadas a temas juventude e desigualdades sociais, culturas juvenis, violência contra jovens.

account_circle Saiba mais

Marcondes Brito da Costa

Marcondes Brito da Costa

Bacharel em ciências sociais -Mestre em Politicas Públicas. Doutorando em Sociologia. Pesquisador do NUPEC/UFPI-Núcleo de pesquisa sobre crianças , adolescentes e jovens. É do COVIO/UECE -Laboratório de estudos de violência e Conflitualidade. Estuda juventudes, violência, segurança pública, dinamicas criminais. Professor do Instituto Federal do Piaui.

account_circle Saiba mais

Maria Dalva Macedo Ferreira

Maria Dalva Macedo Ferreira

Dra. Em Serviço Social-Puc SP (2013), Graduada em Serviço Social pela UFPI, Profa. Titular do Depto. de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (UFPI), Pesquisadora do NUPEC -Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança, e Adolescente e Juventude Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Sociedade, Estado e Políticas Públicas , Tutora do Pet SS, Integra o Grupo de Pesquisadores da Pesquisa TRAJETÓRIAS/práticas juvenis em tempo de pandemia da COVID 19, pesquisas na área da infância, adolescência e juventude; Estado, Políticas públicas, gestão e controle social.

account_circle Saiba mais

Matheus Bandeira da Silva

Matheus Bandeira da Silva

Licenciando em Ciências Sociais em formação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC/UFPI). Faz parte do programa Residência Pedagógica – RP, estagiando na Escola militar do Piauí CETI – Dirceu Arcoverde.

Blog

Piauí: mulheres esbarram em atendimento precário ao denunciar violência doméstica

location_on
event 12 de novembro de 2021

Lila Luz, Marcela Castro e Marcondes Brito* O fenômeno da violência de gênero no Piauí, não é uma realidade diferente de outros estados do Brasil, mas apresenta situações peculiares merecedoras de atenção. De acordo com o Anuário da Violência 2021, produzido pelo Fórum de Segurança Pública,  foram 61 mulheres assassinadas. Destas, 31 foram vítimas de […]

Maranhão e Piauí serão monitorados pela Rede a partir do segundo semestre

location_on ,
feed
event 29 de julho de 2021

A partir de agosto, Maranhão e Piauí passam a integrar a Rede de Observatórios da Segurança. Os estados se juntam a Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo na produção de dados cidadãos.